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quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Psicologia da Religião


Questões propostas:

1.    Defina PSICOLOGIA DA RELIGIÃO.
2.    Qual é a vantagem de estudar Psicologia da religião?
3.    Por que alguns fazem objeções ao estudo desta disciplina?
4.    Sendo o ser humano patologicamente influenciado pelas seqüelas do pecado, é possível que uma profícua experiência religiosa advenha apenas de uma disfunção psíquica?
5.    Como o fenômeno inconsciente da PROJEÇÃO influência alguém em relação a uma falsa experiência religiosa?
6.    Como o fenômeno inconsciente da racionalização pode influir na vida religiosa, gerando falsas experiências?
7.    O ascetismo pode ser considerado unicamente patológico, predominantemente patológico, ou não patológico? Por quê?
8.    Que fatores psico - afetivo - emocionais podem conduzir alguém ao fanatismo?
9.    Como explica o fenômeno Jim Jones?
10. Até que ponto os quatros instintos básicos (auto-preservação, desenvolvimento, reprodução e acasalamento) podem influir na experiência religiosa?
11. Os sentimentos normais de qualquer ser humano, de justiça, bravura e dever, poderiam, em alguns ou em muitos casos, ser sucedâneos da conversão?
12. Emilio Myra Y Lopez afirma que o medo, o amor, a ira e o dever são os únicos motores da alma humana. Concorda com ele? Por quê?
13. Conflitos psíquicos e suas inevitáveis conseqüências, podem ser encarados como pecado? Por quê?
14. Pode um convertido ser portador de uma neurose de compulsão? Por quê?
15. Até que ponto a sugestibilidade, usada em pregação para massas, pode levar a falsas conversões?
16. Os sentimentos metafísicos, comuns a todas as religiões, podem ser encarados como um nível de contato com Deus? Por que?
17. Acredita que um pastor é, antes de tudo, um terapeuta psico-social? Por quê?
18. A Bíblia diz que “até mesmo os loucos não errarão o caminho santo” (Is.35:8). Como interpretar este texto dentro de uma comunidade eclesiástica?
19. Uma pessoa convertida poderá chegar ao ponto de cometer suicídio? Justifique?
20. Uma igreja dever usar métodos psicológicos de motivação, nas diversas faixas etárias, para segurar seus membros? Por quê?
21. Até que ponto templos de construção magnificente podem induzir, em alguns, um sentimento místico e não uma experiência real?
22. Concorda com a idéia, generalizada hoje, de que, para ter uma boa saúde mental, a pessoa não deve se reprimir em praticamente nada, e isto incluindo os cristãos? Por quê?
23. Acredita que o desenvolvimento intelectual pode reduzir a fé? Por Quê?
24. Comente 2º Coríntios 4:8,9 no âmbito da Psicologia da Religião.
25. Que limites você traçaria entre distúrbios mentais, distúrbios mentais congênitos, influência diabólica e possessão demoníaca?
26. Que fatores levam os mais ricos, genericamente, a serem menos tendentes à religião do que os mais pobres?
27. Considera o culto cristão uma terapia? Em que aspectos?
28. Mostre as semelhanças e as dessemelhanças entre uma torcida de futebol e uma campanha evangelística.
29. Mostre os aspectos positivos e os negativos da tendência ritualística dos seres humanos?
30. Em Isaias 53:5 o profeta fala sobre “o castigo que nos traz a paz”. Sob um enfoque psicológico explique porque o castigo traz a paz.
31. Até que pontos experiências ascéticas podem ser encaradas como tendências masoquistas?
32. É possível confundir estoicismo com paciência cristã? Como?
33. A influência de doutrinas fortemente escatológicas pode trazer sérios distúrbios psíquicos? Explique?
34. Fale sobre o papel terapêutico da oração.
35. Apresente as principais diferenças entre misticismo e espiritualidade.
36. Explique extensamente o que é “catarse”.

Atenção:
Entregar ao Prof. Marcus Vinícius.
Prazo máximo: 30 dias
Resposta digitada de acordo com as normas da Metodologia cientifica.

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