Questões propostas:
1. Defina
PSICOLOGIA DA RELIGIÃO.
2. Qual
é a vantagem de estudar Psicologia da religião?
3. Por
que alguns fazem objeções ao estudo desta disciplina?
4. Sendo
o ser humano patologicamente influenciado pelas seqüelas do pecado, é possível
que uma profícua experiência religiosa advenha apenas de uma disfunção
psíquica?
5. Como
o fenômeno inconsciente da PROJEÇÃO influência alguém em relação a uma falsa
experiência religiosa?
6. Como
o fenômeno inconsciente da racionalização pode influir na vida religiosa,
gerando falsas experiências?
7. O
ascetismo pode ser considerado unicamente patológico, predominantemente
patológico, ou não patológico? Por quê?
8. Que
fatores psico - afetivo - emocionais podem conduzir alguém ao fanatismo?
9. Como
explica o fenômeno Jim Jones?
10. Até
que ponto os quatros instintos básicos (auto-preservação, desenvolvimento,
reprodução e acasalamento) podem influir na experiência religiosa?
11. Os
sentimentos normais de qualquer ser humano, de justiça, bravura e dever,
poderiam, em alguns ou em muitos casos, ser sucedâneos da conversão?
12. Emilio
Myra Y Lopez afirma que o medo, o amor, a ira e o dever são os únicos motores
da alma humana. Concorda com ele? Por quê?
13. Conflitos
psíquicos e suas inevitáveis conseqüências, podem ser encarados como pecado?
Por quê?
14. Pode
um convertido ser portador de uma neurose de compulsão? Por quê?
15. Até
que ponto a sugestibilidade, usada em pregação para massas, pode levar a falsas
conversões?
16. Os
sentimentos metafísicos, comuns a todas as religiões, podem ser encarados como
um nível de contato com Deus? Por que?
17. Acredita
que um pastor é, antes de tudo, um terapeuta psico-social? Por quê?
18. A
Bíblia diz que “até mesmo os loucos não errarão o caminho santo” (Is.35:8).
Como interpretar este texto dentro de uma comunidade eclesiástica?
19. Uma
pessoa convertida poderá chegar ao ponto de cometer suicídio? Justifique?
20. Uma
igreja dever usar métodos psicológicos de motivação, nas diversas faixas
etárias, para segurar seus membros? Por quê?
21. Até
que ponto templos de construção magnificente podem induzir, em alguns, um
sentimento místico e não uma experiência real?
22. Concorda
com a idéia, generalizada hoje, de que, para ter uma boa saúde mental, a pessoa
não deve se reprimir em praticamente nada, e isto incluindo os cristãos? Por
quê?
23. Acredita
que o desenvolvimento intelectual pode reduzir a fé? Por Quê?
24. Comente
2º Coríntios 4:8,9 no âmbito da Psicologia da Religião.
25. Que
limites você traçaria entre distúrbios mentais, distúrbios mentais congênitos,
influência diabólica e possessão demoníaca?
26. Que
fatores levam os mais ricos, genericamente, a serem menos tendentes à religião
do que os mais pobres?
27. Considera
o culto cristão uma terapia? Em que aspectos?
28. Mostre
as semelhanças e as dessemelhanças entre uma torcida de futebol e uma campanha
evangelística.
29. Mostre
os aspectos positivos e os negativos da tendência ritualística dos seres
humanos?
30. Em
Isaias 53:5 o profeta fala sobre “o castigo que nos traz a paz”. Sob um enfoque
psicológico explique porque o castigo traz a paz.
31. Até
que pontos experiências ascéticas podem ser encaradas como tendências
masoquistas?
32. É
possível confundir estoicismo com paciência cristã? Como?
33. A
influência de doutrinas fortemente escatológicas pode trazer sérios distúrbios
psíquicos? Explique?
34. Fale
sobre o papel terapêutico da oração.
35. Apresente
as principais diferenças entre misticismo e espiritualidade.
36. Explique
extensamente o que é “catarse”.
Atenção:
Entregar ao Prof. Marcus Vinícius.
Prazo máximo: 30 dias
Resposta digitada de acordo com as normas da Metodologia
cientifica.
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