Para falar sobre a doença e ressaltar a importância do acompanhamento médico e dos exames preventivos, o Instituto EcoDesenvolvimento e o Instituto Lado a Lado pela Vida criou a campanha Vencer com Autoestima, que tem por objetivo a realização de encontros e oficinas com atividades interativas e ricas em informações para pacientes e mulheres em geral.
"A autoestima é a chave para entender a si mesmo e aos outros. Nossos projetos são desenvolvidos para que as mulheres ampliem ainda mais a consciência individual e coletiva acerca da importância da autoestima e da saúde em suas vidas", diz Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.
O câncer de mama
O câncer de mama ocorre quando as células da mama se dividem desordenadamente, produzindo uma massa palpável na região, que pode causar caroços, vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas e nódulos na axila. Inicialmente, a doença não causa dor. Mas a medida que o tumor cresce, pode incomodar. Existem dois tipos de tumores:
Benignos: não cancerígenos, eles são formados por células tumorais que não se propagam para fora do local de onde surgem;
Malignos: formados por células cancerígenas que se propagam para outras partes do corpo através da corrente sanguínea ou do sistema linfático.
Sintomas
- Aparecimento de nódulos (caroços) ou de um espessamento próximo à mama ou na região da axila;
- Alteração no tamanho ou no formato da mama;
- Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade na região ou inversão do mamilo para dentro da mama;
- Enrugamento ou endurecimento da mama;
- Calor, inchaço, rubor, escamação ou dor na mama.
- Cuidado com a obesidade. Pratique atividades físicas pelo menos três vezes por semana, por 30 minutos;
- Limite o consumo de carnes vermelhas e carnes processadas;
- Não fume;
- Procure o médico regularmente para submeter-se ao exame das mamas.
0 comentários:
Postar um comentário